Formação de Gestores
Objetivo
Oportunizar aos participantes uma visão atual da gestão de pessoas, através de uma reflexão acerca do papel do gestor, buscando desenvolver características ligadas à liderança.
Conteúdo Programático:
- Gestão de Pessoas no contexto atual,
- Elementos da Cultura e do Clima Organizacional,
- Liderança: o perfil do gestor e sua performance,
- Liderança e Equipe,
- Processos Motivacionais,
- Percepção e Comunicação,
- Ética e Valores,
- Gestão de Conflitos e Negociação,
- Feedback e Avaliação de Desempenho,
- Autoavaliação da performance como gestor.
Carga Horária: 40 horas-aula
Desenvolvimento de Equipes
Objetivo:
Trabalhar as relações nas equipes de trabalho com vistas a uma maior interação e produtividade.
Conteúdo Programático:
- Equipes de trabalho na estrutura da empresa e sua importância para o sucesso da organização,
- Vantagens e dificuldades de um trabalho em equipe,
- O que é uma equipe,
- Como as equipes se compõem,
- Como chegamos à sinergia,
- Funcionamento da equipe,
- Papéis dentro de uma equipe,
- Competição ou cooperação?,
- O processo de comunicação eficaz.
Carga Horária: 16 horas-aula
Gestão de Pessoas para a Pequena Empresa
Objetivo:
Capacitar os colaboradores para atuação nos processos de gestão de pessoas.
Conteúdo Programático:
- O que é gestão de pessoas,
- Processos de gestão (recrutamento, seleção, acompanhamento e desligamento),
- “Feedback” e avaliação de desempenho funcional,
- Definição de perfil e estrutura de cargos,
- Gerenciamento de conflitos
Carga Horária: 20 horas-aula.
Feedback: Como fazer?
Objetivo:
Capacitar os gestores da empresa no sentido de desenvolver as competências necessárias para uma adequada condução dos processos de Feedback.
Conteúdo Programático:
- Conceituação de Feedback,
- Feedback – uso diário e utilização em processos de Avaliação de Desempenho,
- O que é avaliação de desempenho e para que serve,
- As dificuldades típicas da aplicação do Feedback (administrativas e comportamentais),
- Metodologia de condução de Feedback,
- Percepção e comunicação nos processos de Feedback,
- As diferenças de percepção e a influência na comunicação,
- Elementos que facilitam e dificultam a comunicação,
- Comunicação assertiva,
- Liderança coach e liderança situacional – estilos de liderança que utilizam Feedback como ferramenta de empoderamento,
- Ética,
- Exercícios práticos de Feedback e comunicação,
- Plano de desenvolvimento.
Carga Horária: 16 horas-aula
Motivação e Relações Humanas
Objetivo:
Trabalhar os processos de motivação e as relações humanas com vistas ao desenvolvimento das pessoas, das relações e das organizações.
Conteúdo Programático:
- Quem somos e como estamos inseridos no contexto da organização,
- Qual nossa importância em nosso ambiente de trabalho,
- Autoconhecimento: motivação e auto-estima,
- Motivação e autonomia nos processos de trabalho: qual a relação?,
- Processos adaptativos: prazer e sofrimento no trabalho,
- Relações humanas: como, para que e porquê? – a dimensão humana nas organizações como diferencial,
- Trabalho em equipe: como nos movimentamos neste contexto?,
- Diferenças individuais de percepção e sua importância nas relações,
- A comunicação como elemento essencial das relações de trabalho,
- Qualidade de vida e saúde no trabalho.
Carga Horária: 16 horas-aula.