Princípios e Valores
1. HONESTIDADE
Para a A&C Consultores Associados, a concepção de honestidade é perpassada por dois vieses.
O primeiro deles diz respeito à retidão e lisura do consultor e da empresa A&C na relação contratual estabelecida com seu cliente: refere-se ao cumprimento daquilo que foi pactuado para o processo de consultoria e/ou capacitação.
O segundo viés está relacionado à prática do feedback. Um consultor, ou mesmo um facilitador de aprendizagem (FA), não podem eximir-se de assinalar, informar e, em alguns casos, até mesmo denunciar, aquilo que vê e constata. O consultor (e também o FA) foi capacitado para o exercício da percepção crítica, visando identificar os possíveis pontos de estrangulamento da permanência ou desenvolvimento da empresa ou do profissional. Desta forma, não pode eximir-se de informar aquilo que identifica como fatores impeditivos do crescimento, sejam profissionais ou empresariais, sob pena de não obter resultados no desenvolvimento de seu próprio trabalho.
2. QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA
Para que o trabalho seja efetivo, a A&C Consultores Associados acredita que se faz necessário o estabelecimento e a construção de um relacionamento profissional cordial e aberto que possibilite a transparência através de uma comunicação assertiva.
3. ÉTICA
Nossa concepção de ética está relacionada à opção e ao desejo de manter, desenvolver e qualificar a vida, construindo com o outro relações justas e aceitáveis. Ética não é somente não prejudicar o outro, mas é aquilo que escolhemos fazer mesmo quando não tem ninguém olhando. A ética profissional regula o relacionamento do profissional com seu cliente, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural.
4. IMPARCIALIDADE
Para que uma ação de consultoria, assessoria ou capacitação tenha eficácia, eficiência e efetividade, o consultor e o FA (facilitador de aprendizagem) não poderão ser parciais, tendenciosos ou preconceituosos em relação à empresa ou aos empresários que o contratam.
Os antídotos contra a imparcialidade consistem na consciência ativa e permanente de nossa subjetividade e nas reflexões e trocas de experiências do consultor com sua equipe de trabalho.
As trocas oportunizam que o olhar do “outro” possa identificar parcialidades e preconceitos por parte do consultor ou do FA na relação consultor-empresa, consultor-empresário, FA-participante.
5. SIGILO
Todos os assuntos tratados e debatidos nos processos de consultoria e/ou capacitação permanecem na empresa A&C, não sendo discutidos em nenhum outro espaço profissional ou social.
6. COMPROMISSO COM O CLIENTE
Nosso principal objetivo é criar uma relação estável e de longa duração com os clientes, que vá além do momento de contratação de um trabalho específico. Para isso, a A&C Consultores Associados sempre leva em conta os valores e as necessidades específicas de cada cliente.
7. RESPEITO À CULTURA DO CLIENTE
Cada cliente possui sua própria cultura empresarial, definida pelos gestores, por suas estratégias, clientes, sócios, mercado, colaboradores, etc. A A&C entende que o desenvolvimento do trabalho de consultoria ou capacitação in company deve respeitar a cultura da empresa. Por isso, durante todas as fases do projeto, os consultores têm em mente todas as informações coletadas sobre o cliente, buscando uma resposta específica.
8. RESPEITO AO ORÇAMENTO DO CLIENTE
A A&C Consultores Associados parte do pressuposto que o desenvolvimento de um trabalho de consultoria e/ou capacitação não é um fim em si mesmo, mas deve significar para seu cliente um meio de obter o maior retorno possível do investimento feito.
Para tanto, na fase de contratação dos trabalhos, os consultores dedicam tempo na escuta cuidadosa da demanda apresentada com o intuito de apresentar e desenvolver um trabalho que possa produzir resultados a partir do investimento mais justo possível, de forma que o contrato firmado possa ser satisfatório para as partes, numa relação ganha-ganha.